Tratamentos mais indicados para acne e cicatriz

Acne é um problema extremamente comum que afeta praticamente todas as pessoas. Geralmente cura em alguns anos, mas deve ser tratada imediatamente para evitar marcas definitivas na pele, como manchas acastanhadas e cicatrizes profundas, que geram danos à autoestima. O tratamento das cicatrizes compreende as seguintes etapas:

  • Correção cirúrgica: identificam-se os diferentes tipos de cicatrizes e, com instrumentos dermatológicos específicos, é feita a retirada cirúrgica de algumas lesões, elevação de regiões afundadas e nivelamento daquelas que estão mais altas, deixando a pele mais regular.
  • Laser de CO2: é o principal tratamento, sendo eficaz mesmo quando realizado isoladamente. Age na pele desde a profundidade, remodelando a arquitetura cutânea e reduzindo as imperfeições, o que suaviza a superfície e uniformiza a cor, atenuando manchas e marcas.
  • Microagulhamento: estimula a derme e promove a reorganização das fibras do colágeno, diminuindo a profundidade e a largura das cicatrizes.
  • Preenchimento: é a etapa final do tratamento e consiste na aplicação de produtos diretamente nas áreas que ainda estão deprimidas ou irregulares, promovendo uma harmonização com a pele ao redor e deixando o rosto mais liso.

O resultado é uma pele saudável, muito mais bonita e que eleva a autoestima.

  • Correção cirúrgica

    Saiba mais...

    identificam-se os diferentes tipos de cicatrizes e, com instrumentos dermatológicos específicos, é feita a retirada cirúrgica de algumas lesões, elevação de regiões afundadas e nivelamento daquelas que estão mais altas, deixando a pele mais regular.

  • Laser de CO2

    Saiba mais...

     é o principal tratamento, sendo eficaz mesmo quando realizado isoladamente. Age na pele desde a profundidade, remodelando a arquitetura cutânea e reduzindo as imperfeições, o que suaviza a superfície e uniformiza a cor, atenuando manchas e marcas.

Tratamentos mais indicados para melasma e manchas

Surgem na pele após exposição solar, mais comumente em situações como gestação, uso de anticoncepcional e cosméticos potencialmente irritantes.

São mais frequentes no rosto e pescoço e se manifestam como manchas acastanhadas, muitas vezes com tom avermelhado e pequenos vasinhos aparentes.

O tratamento exige uma avaliação especializada e um programa terapêutico que contemple as diferentes causas e manifestações das manchas.

  • Proteção Solar: filtros específicos para a pele com melasma e cápsulas que protegem dos efeitos do sol.
  • Clareadores: indicados conforme o tipo de pele e o padrão de exposição solar de cada pessoa.
  • Peelings especiais: produtos diferenciados, mundialmente reconhecidos por seus excelentes resultados, executados unicamente por médicos.
  • Elektra: laser específico para o tratamento do melasma. É o recurso mais moderno na atualidade.
  • Laser e luz pulsada: usados na remoção do vermelhão e dos vasinhos dilatados associados ao melasma e às manchas.
  • Laser ablativo “frio”: remove a pele manchada sem aquecê-la, prevenindo o surgimento de mais manchas.

O tratamento do melasma e das manchas é bastante complexo. Todavia, a combinação de diferentes procedimentos pode trazer resultados muito satisfatórios. 

Tratamentos mais indicados para olheiras

Percebidas como uma diferença de tonalidade entre as pálpebras e o resto da face, as olheiras conferem um aspecto cansado e envelhecido ao olhar. São causadas pelo acúmulo de pigmento e excesso de vasos sanguíneos na região dos olhos, podendo estar associadas a rugas e flacidez, o que piora ainda mais a aparência.

Truques caseiros podem disfarçá-las, mas somente um tratamento que combina diferentes recursos pode melhorar sua aparência de maneira duradoura.

  • Acúmulo de pigmento: cosméticos, peelings e, sobretudo, o laser são opções terapêuticas eficazes, pois bloqueiam a formação de manhas e promovem sua eliminação.
  • Excesso de vasos: são vistos ao espelho esticando-se a pele das pálpebras e podem ser removidos a laser, com resultados visíveis desde a primeira aplicação.
  • Rugas: cosméticos específicos para a área dos olhos, laser de CO2 e preenchimento cutâneo são bastante eficazes no tratamento dessas rugas.
  • Flacidez: tanto o laser de CO2, quanto com a radiofrequência, promovem a contração das fibras que sustentam a pele e estimulam a produção de novo colágeno, melhorando as bolsas e rugas que se formam nessa região.

A área dos olhos é parte fundamental de qualquer tratamento rejuvenescedor. Precisa ser adequadamente valorizada, pois compõe o olhar da pessoa e revela muito da sua beleza.  

Tratamentos mais indicados para o rejuvenescimento facial

A pele é a parte do nosso corpo que mais revela a passagem do tempo. Torna-se, com a idade, ressecada, áspera, amarelada e sem vida. Manchas e rugas também aparecem. Sulcos profundos e sobras de pele flácida são manifestações avançadas do envelhecimento que surgem mais tardiamente.

Atualmente, vários recursos estão disponíveis para a prevenção e tratamento do envelhecimento.

  • Cremes e Cápsulas: protegem e reparam a pele, agindo nos diferentes processos do envelhecimento.
  • Toxina Botulínica: atenua ou apaga as rugas de expressão, como pés de galinha e linhas da testa.
  • Skin Tightening: promove a contração das fibras que sustentam a pele e estimula o colágeno, melhorando a flacidez e recuperando o contorno facial.
  • Laser CO2: é o tratamento rejuvenescedor mais completo, melhorando tanto a qualidade da pele, quanto manchas, flacidez, rugas e sulcos profundos.
  • Laser Nd-YAG e LIP: removem machas acastanhadas ou vermelhas e vasos dilatados que surgem com o envelhecimento.
  • Preenchimento: trata rugas e sulcos da face, como “bigode chinês”, e alterações no contorno e na projeção de regiões como a maçã do rosto, nariz e queixo.

Um rosto mais jovem e bonito é possível em qualquer fase da vida e começa com a prática de hábitos saudáveis e cuidados diários com a pele.