BLOG

NIR: nova tecnologia contra a flacidez

NIR é a abreviatura ou o acróstico para Near Infra Red, que, em português, significa infravermelho, um tipo de energia semelhante a luz e que provoca aquecimento. É uma tecnologia associada ao laser que tem sido muito utilizada no tratamento da flacidez cutânea. Por ser um procedimento seguro e eficaz, tem seu lugar garantido no tratamento da pele, especialmente para pessoas que não querem fazer uma cirurgia plástica, pois reverte e previne o envelhecimento cutâneo.

Como é Realizado o Procedimento?
Consiste na aplicação do infravermelho através de uma ponteira, a qual desliza sobre a pele com o objetivo de aquecê-la até uma temperatura capaz de promover a remodelação das fibras estruturais da pele. Ao mesmo tempo que a ponteira é utilizada, o médico faz uso de um termômetro de extrema precisão, o qual mede a temperatura em apenas um click (frações de segundo). Assim, controla-se aonde se deve concentrar ou abrandar o aquecimento. Dessa forma, mantém-se a temperatura na faixa ideal para a obtenção dos melhores resultados.

Como acontece a melhora da flacidez?
Com o aquecimento provocado pelo infravermelho a pele sofre uma ampla remodelação. Toda a sua estrutura é reorganizada, fazendo com que a arquitetura tecidual readquira características das peles novas e saudáveis. As fibras estruturais se retraem, deixando a pele mais firme e modelada. Não bastasse isso, há um estímulo tecidual que faz com que células cutâneas específicas aumentem em número e intensifiquem a produção de colágeno e elastina, componentes fundamentais no processo de rejuvenescimento.

Quando os Resultados Podem Ser Vistos?
Os resultados podem ser vistos já no final do procedimento. No rosto, há uma retração da pele frouxa e caída, com suavização dos sulcos e dobras e melhor definição dos lábios e contornos faciais. Com o passar dos dias e a sequência do tratamento, os resultados se tornam mais consistentes e bem mais visíveis. Em relação ao corpo, os locais mais tratados são as sobras de pele junto às axilas, porção interna das coxas e abdome (barriga). A retração das fibras cutâneas promove uma amenização das dobras geradas pela pele excedente. O tratamento é feito em algumas sessões, com intervalo de duas semanas ou um pouco mais.

Segurança e Conforto
O NIR é extremamente seguro e praticamente incapaz de causar algum tipo de dano na pele, pois a aplicação do calor é feita de maneira suave e gradual, tornando o procedimento livre de desconforto. Pode ser usado em todos os tipos de pele, independente da cor. Além disso, não há tempo de recuperação. É só aguardar a pele esfriar para dar continuidade às rotinas do dia-a-dia. Não perca mais tempo! Procure o dermatologista de sua confiança e solicite uma avaliação. Sua pele merece esse cuidado.